8.12.2014

Receber um novo gato




Depois de uma paragem na Clínica/Hospital Veterinário para uma observação e para garantir que o gatinho está saudável (onde provavelmente será recomendada a desparasitação e vacinação), é tempo de preparar uma divisão que funcionará como um “santuário” que transmitirá segurança e conforto ao gatinho.



A ida para uma casa nova pode ser stressante e assustadora. Cheiros novos, pessoas desconhecidas, barulhos e movimentos estranhos. Prepare então essa divisão com tudo o que é necessário para um novo gato. Não se esqueça que o gatinho está a aprender a usar a caixa de areia, os postes arranhadores, a trepar, brincar e explorar.

Será também importante começar a fazer as apresentações e criar laços com todos os membros da família enquanto está no seu “santuário”. As apresentações devem ser feitas com calma e devem ser sempre positivas: cada membro da família deve interagir com o gatinho com brinquedos apropriados ou biscoitos.

O tempo que o gatinho permanece no seu “santuário” será ele a definir. Tudo depende da sua idade, personalidade e de outros animais que vivam na casa. Se for filho único e se sentir confiante ao fim de pouco tempo, pode ir explorando as restantes divisões da casa. Garanta que ele sabe onde se encontra a caixa com areia e que pode voltar para o seu “santuário”. Se houver outros animais em casa, é boa ideia manter o gatinho nesta divisão e ir fazendo uma introdução gradual e positiva.

Lembre-se de manter acima de tudo a sua segurança e preparar a sua casa para um pequeno felino cheio de energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário