8.19.2014

Treino positivo, como funciona?

Como já explicámos, neste blog só falamos de treino positivo que utiliza apenas dois dos quatro quadrantes do condicionamento operante. O treino positivo é baseado na ciência do comportamento e precisamos de a entender as suas bases teóricas para o conseguirmos aplicar correctamente durante o treino dos nossos animais. Se compreendermos como é que eles aprendem poderemos ensinar-lhes o que desejamos deles com mais clareza.

Muitas vezes, durante o treino positivo utiliza-se o clicker ou outro instrumento para comunicar com o animal. Mas como funciona? O que está na base da utilização do clicker é o condicionamento clássico ou pavloviano, que consiste em utilizar um estímulo neutro (sem qualquer significado para o cão), associando-lhe reforços positivos tornando-o assim um estímulo condicionado. Por exemplo, clickamos e oferecemos comida ao cão, rapidamente o cão se apercebe que quando ouve aquele som irá receber comida. Após este processo, utiliza-se o clicker como marcador para indicar ao animal que acabou de oferecer um comportamento desejado. O clicker facilita a comunicação com os animais, pois como é um estímulo sempre igual e de utilização rápida, é mais fácil indicar ao cão o comportamento em concreto que estamos a recompensar.

O condicionamento operante resulta da relação entre um comportamento e a sua consequência. No treino positivo o que fazemos é utilizar as consequências de forma a aumentar ou diminuir os comportamentos desejados. É aqui que entram os quatro quadrantes do condicionamento operante: reforço positivo, reforço negativo, castigo positivo e castigo negativo. Os reforços aumentam a frequência de um dado comportamento enquanto que os castigos diminuem a frequência do mesmo. A designação positiva significa que um estímulo é adicionado após o comportamento e a negativa significa que um estímulo foi retirado após o comportamento.

Assim temos:
Reforço Positivo: Adicionamos um estímulo positivo quando o animal nos oferece um comportamento desejado aumentando a sua frequência, isto é, se cada vez que um animal oferece um certo comportamento existe uma consequência positiva ele irá repeti-lo mais vezes.

Reforço Negativo: Retiramos um estímulo negativo quando o animal nos oferece um comportamento desejado aumentando a sua frequência.

Castigo Positivo: Adicionamos um estímulo negativo quando o animal nos oferece um comportamento indesejado de forma a diminuir a sua frequência.

Castigo Negativo: Retiramos um estímulo positivo quando o animal nos oferece um comportamento indesejado, diminuindo a frequência do comportamento apresentado.


Por: Lili Chin

Sem comentários:

Enviar um comentário